11 março 2018

Correio de Bordo (18)



[Funchal/Madeira] -> marca do vapor -> Georgetown/Guiana Britânica (15.12)


reprodução da marca nominativa do vapor

reprodução dos carimbos (frente e verso)



Os selos da franquia desta carta de porte simples do serviço internacional (1$60) foram obliterados com a marca nominativa do vapor "S.S. Oranje Nassau" da Mala Real Holandesa, sendo a anulação reforçada no destino com o carimbo datado de Georgetown.
Apesar da ausência de anotações e de elementos postais identificativos da origem e de datação, este objecto postal foi lançado a 1 de dezembro de 1927, no Funchal. Vejamos:
1. A caligrafia, o destinatário (madeirense, advogado e vice-cônsul de Portugal na Guiana Britânica, filatelista...) e as peças filatélicas existentes são indícios inequívocos da sua procedência;
2. Na sua rota, o vapor "Oranje Nassau" não tocava portos em Portugal Continental;  
3. Nessa data, o "Oranje Nassau" deu entrada no porto do Funchal, tendo zarpado nesse mesmo dia rumo a Nova Iorque, fazendo escala em portos da costa norte da América do Sul e Mar das Caraíbas.







De acordo com o Art. 2º do Decreto n.º 11:238, de 14.11.1925, era obrigatória a utilização dos selos das emissões "Independência de Portugal" em dias a determinar. As estampilhas postais da 2ª emissão, viriam a circular durante o curto período de 29.11.1927 - 02.12.1927.



S.S. (Steamship) ORANJE-NASSAU
KNSM - Koninklijke Nederlandshe Stoomboot Maatschappij




Sem comentários: